Bem ... iniciei uma pesquisa para entender o funcionamento do poder mito e da crença em nossa sociedade. E ao estudarmos a história antiga e moderna, podemos observar melhor algumas coisas. É impossível não fazer relação entre a influencia com a propagação de lendas, e as religiões.
As religiões tem moldado o rumo de mundo atual, seja com o poder de persuasão sobre o homem, ou com a posição de possuir a 'verdade'. O ponto em questão é: 'Porque mesmo em uma sociedade, onde a ciência é a razão estão no ápice como nunca antes, a religião ainda tem tamanho poder na vida das pessoas?'. Então criei uma teoria para tentar explicar esse fenômeno, utilizando como foco a religião predominante no ocidente, mas claro que as outras não diferem tando... aguardos seus comentários.
- Tudo surgiu em um período da historia, onde a ciência era quase inexistente, a tal ponto do homem se questionar o que seria aquela bola amarela que atravessava o céu. Sem nenhum tratamento ou noção de razão, existiam doentes mentais, pessoas com imensa imaginação, algumas bastante engraçadas e egocêntricas. Havia o acesso livre e irrestrito a ervas alucinogêneas e produtos naturais causadores de delírios. Assim surgem as ideias de seres invisíveis e mais tarde deuses.
- Sem nenhuma resposta funcional, para o que hoje conhecemos como fenômenos simples, os homens começaram a aderir explicações que cabiam a deuses, e outras lendas que responsabilizam uma entidade absoluta. E todo o mais como bem e mau passou a ser explicado como deuses e demônios.
- Surgem então, reis e monarcas que creem nessas lendas, e assim seu povo também adere. Os nascidos nesse período, são ensinados esses mitos, sendo assim não tem o que duvidar.
- Então chega o cristianismo como a religião oficial de certa nação, aumentando assim seu alcance.
- Alcançado o poder os 'cristãos' criam novas doutrinas e dogmas. É assim a ponta de lança para a intolerância religiosa.
- Os chamados cristãos perseguem, torturam e matam todos aqueles que não aceitam o mito cristão. O mundo onde existe o cristianismo passa a ser dividido em 'Cristão' e o 'Não Cristão Morto'.
- Mais tarde, aqueles que apenas 'fingem' ser cristãos para não morrer, perdem seus filhos para o engodo da igreja.
- É então a intolerância, a recusa e proibição de ideias contrarias e a intromissão no desenvolvimento da ciência o golpe final da igreja. Tornando-a como detentora da única 'Verdade Absoluta Universal'.
- Percebendo o crescimento de uma nova religião em lugares onde o cristianismo não alcançou, a igreja declara guerra no oriente, como a igreja não obteve sucesso, o mundo é dividido.
- Com tamanha tirania e injustiça, a igreja tem seus seguidores revoltados e divididos causando conflitos internos, conhecido como a 'Reforma Protestante'
- Após uma serie de novas perseguições e guerras o cristianismo perde poder.
- É o inicio de uma era onde a liberdade de expressão é lei, assim como a liberdade de culto. A Ciência se torna livre para crescer e se desenvolver. Abrindo espaço para o surgimento de varias vertentes filosóficas e religiosas, entre elas o Ateísmo.
- O cristianismo não tem mais poder de mandar e governar com suas leis, porem ainda existem pessoas com fé nessas crenças, seus filhos já nascem e crescem sendo ensinadas de maneira cristã.
- Desde pequenos nos ensinam a andar, nos ensinam que devemos andar vestidos, nos ensinam a dizer "obrigado" e "por favor", e a fazer varias outras coisas. E ASSIM O FAZEMOS, da mesmo forma é a religião.
Então da próxima vez que surgir o argumento: "Se Deus não existe, porque a religião é tão forte?", bem.....essa minha teoria pode ser uma das possíveis explicações.....
Nenhum comentário:
Postar um comentário