sábado, 1 de setembro de 2012

A Igreja do Bem e do Mal



"Annuntio vobis gaudium
 magnum; habemus Papam. Eminentissimum ac Reverendissimum Dominum, 
Dominum Josephum ,Sanctæ Romanæ Ecclesiæ Cardinalem Ratzinger  
Qui sibi nomen imposuit Benedicti Decimi Sexti". 




Ave Maria, gratia plena,Dominus tecum.Benedicta tu in muliuribus,
et benedíctus frictus ventris tui, Iésus




“Todos os pecadores que adorarem uma Deusa ao invés de um Deus, serão considerados hereges e condenados à fogueira de inquisição.”


A igreja Católica é uma das instituições mais paradoxais da historia, foi ela que moldou a historia da sociedade ocidental e influenciou muito na oriental, através de guerras, crueldade e muito poder, ela se tornara detentora de tudo que o ocidente tinha, controlava a política e a filosofia era a policia e o juiz dos homens e ao mesmo tempo governante. O poder direto da igreja Católica caiu bastante com o tempo, isso por causa da liberdade de expressão e do direito de opinar, com a razão reinando na cabeça dos homens a ilusão católica perdia gradativamente o poder.


Hoje vemos uma igreja ainda presa a dogma e paradigmas medievais e muitos dizem ser esse o motivo da evasão de fieis que buscam algo mais moderno e absurdo, como shows de expulsão de demônios, gritaria para o espírito santo baixar e começar a falar aramaico através dos sacerdotes ou até gigantescos eventos cheios de eventos cheios de efeitos e pirotecnia das igrejas evangélicas.

Muitos fiéis ainda deixam a igreja católica para simplesmente não frequentar igreja nenhuma, o poder da igreja hoje se resume em influencias políticas e sociais, governantes se fingem de cristãos de fé adotam e reiteram os ensinamentos católicos e papais e assim ganham a simpatia da maioria dos eleitores cristãos. A história da igreja católica apostólica romana é cheia de atos monstruosos e cruéis, mas também é recheada de beleza e revelação, não divina, não angelical, mas humana.

Durante o reinado absoluto e indiscutido a igreja Católica, homens, mulheres e crianças seguiam cegamente o guia espiritual que se apresentava com porta vós de Deus, fazendo assim brotar no ser humano, uma força superior e sobrenatural chamada: “Fé”. A fé fez o ser humano criar maravilhas musicas criadas pela força da fé, são tão grandiosas e cheias de força, que nos fazem ficar tão boquiabertos como quando olhamos para as arquiteturas das basílicas e catedrais, também criadas pela fé.


O Homem movido pela fé é um homem mais forte, mais corajoso, cosegue fazer nascer poderes quase que sobrenaturais em si. Essa e a beleza que a igreja católica nos mostrou.



Os grandes mestres da música e da arte dedicaram muitas obras a religião, são criações fascinantes, frutos da fé e da dedicação, não há como negar sua beleza. Principalmente no barroco e na era clássica muitas composições dedicadas à religião foram eternizadas, talvez, a igreja, com toda sua beleza e esplendor aos olhos das pessoas, se fizesse merecedora de tão grandiosas obras. O Homem então conseguiu acordar um potencial adormecido, o poder de criar beleza. Tudo na igreja católica impressiona, é impossível critica-la sem também elogia-la e isso acontece com a maioria das religiões, elas são a representação do bem e ao mesmo tempo do mal.

Mesmo que na posição de pecador a igreja conseguiu divinizar o homem, conseguiu divinizar tudo que o homem faz, desde que feito para Deus, festas, cerimônias e rituais, tudo muito grandioso, esplendido e pleno, em toda sua criação. É impossível não se emocionar, por exemplo, em uma clássica missa de coroação real.

Através da igreja o ser humano se mostrou também capaz de se mobilizar, se dedicar, e se disciplinar em suas tarefas, potenciais não demonstrados nunca antes em coletivo, o fervor da adoração, levou o homem a fazer o impossível. De onde surgiu tão grande poder e riqueza de uma instituição como essa? Talvez seja por causa da antiga busca de respostas do homem, pela carência de um guia ou até ela admiração.

Em seu passado a igreja também matou destruiu e perseguiu pessoas de outras religiões, hoje ainda, mesmo que seja por meio de palavras sutis, alguns representantes da igreja católica criticam outras religiões, divulgam ensinamentos de dogmas primitivos cheios de preconceitos e insensatez, que acabam barrando a evolução espiritual e mental do homem. O mesmo acontece com boa parte das outras religiões, algumas chegando ao extremo de fazer  nos dias de hoje, o que a igreja católica fazia no passado através de terrorismo e crueldade.

O paradoxo das religiões, citando de exemplo a própria igreja católica está justamente em seus dogmas e ensinamentos, a igreja levou muitas pessoas a fogueira da inquisição, por elas, de outras religiões, crerem em um Deus e ao mesmo tempo em uma deusa. Enquanto isso os católicos veneravam e ainda veneram Maria, da mesma forma que venera o próprio Deus. A igreja queimou aqueles que adoraram imagens, enquanto em todas as igrejas católicas e em boa parte os lares, pequenos altares dedicados a santos, com suas estatuas são adorados todos os dias, existe o Deus criador de tudo e também existem os Santos, cada um com sua função, isso lembra muito as religiões gregas e romanas da antiguidade.

São muitas as contradições, muitas injustiças, mas muitos benefícios também, a igreja foi responsável pelo que o homem tem de melhor e pior e isso foi algo muito bom.

“Aprendemos a lição, a igreja nos mostrou que somos capazes, é preciso agora ter fé em nós mesmos. Evoluirmos mais e mais. Sabermos que não somos filhos ou criaturas de Deus, nós todos, juntos com toda a existente do universo e a força superior que rege toda essa orquestra, é o próprio Deus. A Força mais poderosa que existe. E se conseguir ter fé nisto, voaremos mais alto e atingiremos a plenitude que sempre desejamos. É preciso cair para saber que podemos nos levantar. E as igrejas foram essa queda, elas nos mostraram como podemos ser divinos, precisamos agora nos levantar mais alto e ficarmos além do Bem e do Mal”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...