segunda-feira, 7 de março de 2011

O Maldito hábito de Criticar! - e Julgar!

Sem dúvida alguma, é muito fácil falar. Super fácil! Todos falam, aos montes, até os mudos (ou com alguma deficiência de voz) encontram meios de se comunicar e transmitir suas idéias e pensamentos, como todos nós, ditos perfeitos, fazemos.




Oh..e como é bom falar, muitas vezes esse dom é usado para fins nada inteligentes, muitas vezes ridículos. É usado para criticas infundadas, usada para alterar a verdade e assim crescer o alto-ego, colocando-se maior e superior aos outros.

Mais fácil ainda é julgar (falar), a respeito do próximo, com que direito fazemos isso? porque nos damos o direito olhar com nosso olhos a situação e condição alheia? Seria melhor se julgássemos com os olhos também alheios?

Temos o problema de nos sentir superiores e mais inteligentes que os outros, principalmente dos que já se passaram por aqui, somos melhores que eles?

Então ouvimos a mesma resenha: "Os homem de antigamente não eram civilizados, eram grossos, machistas. Sem compaixão para com o próximo, imorais e com pouquíssimo senso de sociologia."

Mas a própria história e nossa filosofia mostra o quanto esse tipo de afirmação é desconcertante, vou fazer aqui uma comparação entre esse idealismo e a chamada "Sociedade Modernizada".




1 – “O homem da antiguidade era sanguinário, se divertia vendo outros homens e animais se digladiarem”


Certo...Hoje em dia (atualidade) é fácil encontrar Counter Strike, touradas, rodeios, boxe, vale-tudo e muito mais outros esportes e entretenimentos no qual multidões se concentram para ver sangue.

2 – “Os homens da antiguidade eram depravados. Faziam orgias sem o mínimo de vergonha.”

Vamos ser sinceros e perceber que eles tinham um motivo bem mais "Bonito" para isso: deuses. Sabemos a respeito do deus Dionísio ou Baco (panteão romano). Na Atualidade temos centenas de swing (troca de casais e orgias), festas “muy calientes” de políticos e o mercado de pornografia gigantesco sem nenhuma razão além do puro prazer “depravado”.

3- “Os homens de antes não tinham coração. Não sentiam nenhuma pena ou compaixão com seus escravos”

Ok...Não temos mais escravos hoje. Mas em muitos países, inclusive o Brasil, existem pessoas que passam o dia inteiro trabalhando e no fim ganham pouquíssimo, e não sentimos nada! Compaixão? Pena? Nada! Afinal, é esse o “salário”. Muitos são tratados como se não fossem pessoas propriamente ditas ou simplesmente pessoas “inferiores”. Não é escravidão, mas o conceito é o mesmo.

4-  ”O homem medieval era cego. Fazia guerras e matava em nome da religião”.

Fazia? Matava? Por que usar esses verbos no passado? Hum?

5- “Na verdade, os homens de antigamente matavam facilmente por qualquer motivo. A vida não tinha nenhum valor”

Quantas pessoas morrem hoje em dia nas mãos de alguém tentando roubar uma carteira ou um tênis, mesmo?

O mundo roda, roda, roda e cá estamos nós. Nossa ignorância é secular. Assim como nossa hipocrisia.


...


Eu só espero que possamos rever nossas atitudes, e saber que temos a oportunidade se sermos melhores. De que servem as falhas senão para aprendermos como levantar e saber que não dever repetir o erro para não tornar a cair! Podemos sim ser melhores...Ainda Existe uma Luz!

2 comentários:

  1. "eh certo de q existe pessoas q nao sentem nada,mas pra mim a maioria sente pena, compaixao e tenta ajudar. O resto do texto eh pura verdade".
    E vc eh um otimo escritor, escolhendo varios temas importantes, fazendo a gente refletir ^^.
    Sucesso e continue assim.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ramon!

    Gostei muito de seu texto, achei que você foi inspirado. Estamos em outra era, mas os vícios, maldades, preconceitos, discriminações,etc, continuam a existir... O homem ao invés de ter evoluído na alma, parece ter regredido. Claro que há belas e raríssimas exceções, porém num geral o mundo está descendo um despenhadeiro negro.

    INRI CRISTO, meu mestre, já previu que tudo que vemos pela mídia e nas esquinas sociais aconteceria quando ele retornasse, ninguém é obrigado a crer.

    Até mais Ramon e parabéns pelo excelente blog.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...